0 Flares Email -- Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Antes de falar dos erros, deixa eu te perguntar uma coisa.

Você já se perguntou como certas histórias chegam até nós, mesmo que não tenham nenhum relato histórico ou registro escrito? Se sim, você já deve ter chegado à conclusão que foi de geração em geração, no antigo, mas nunca ineficiente, boca a boca.

Para usar uma palavra bonita, WOW (World of Mouth) é uma ferramenta poderosa, tanto para algo positivo, quanto para algo negativo. É através dela que você faz o tipo de marketing que gera confiança da forma mais rápida possível para o lead, mas também, é através dela que repassamos fake news.

Da mesma forma surgem os clichês/erros nas prospecções e vendas. Muitas vezes, apenas repetimos modelos sem testar as soluções que melhor se adequam àquela problemática. 

E, justamente por isso, escolhi esse tema para o post da semana. Precisamos fugir dos erros e criar um processo de vendas mais que funcional, é preciso ser eficiente!

Preparado? Então, vamos para as dicas!

Erros no e-mail

Modelo de e-mail? Sério?!

Ao longo de sua trajetória, independente da sua área de atuação e setor, você já deve ter recebido inúmeros e-mails de prospecção. Agora, tente lembrar da estrutura de um deles… Pronto. Você acaba de lembrar da estrutura de 80% dos e-mails que tem esse objetivo.

Sem dúvidas, inicialmente, esse tipo de estrutura convertia, mas, assim como qualquer outra coisa usada com frequência, a saturação chega.

Como agir então? Vamos começar pelo assunto.

Num assunto, o principal objetivo é, em poucas palavras, chamar a atenção do seu remetente. Entretanto, não podemos usar esse artifício a qualquer custo. Criar um título chamativo que não está realmente de acordo com o objetivo do seu e-mail é um “tiro no pé”. Isso é facilmente identificado quando temos uma taxa altíssima de abertura, mas esse número não se reflete (nem de longe), ao número de número que clicam no seu link.

Uma dica que dou é ser direto. Pense na causa de estar entrando em contato com aquele lead e personalize o máximo possível. Além disso, preste atenção se o lead consegue visualizar todo o título diretamente da caixa de entrada de e-mail (teste ao menos nos serviços de e-mails mais famosos). 

E no corpo do texto?

Quanto ao corpo do texto, foque muito mais na empresa do seu lead e no que ela te chamou atenção, do que em você e na sua solução (ao menos nesse primeiro  momento).

Seguindo o que destaquei como dica acerca do assunto, não seja redundante. O seu lead, assim como você, não tem muito tempo, a não ser que a proposta seja irrecusável (que é exatamente o que queremos).

Não pense que vendas são simplesmente números, é preciso, ainda nessa etapa, prospectar pensando no seu perfil ideal de cliente, em previsibilidade, e no sucesso do seu público.

Automação sim, padrão não!

Quando falei em personalizar, é bem provável que deve ter se questionado sobre como isso seria possível dentro da máquina de e-mail que você construiu. Calma, não estou te propondo enviar e-mail de forma manual para todo mundo (antes que desista de continuar nesse post rsrs). O que estou propondo é segmentar.

No caso de negociação B2B (business to business), por exemplo, você pode separar por setor da economia, por grupo, por cnae, por CBO (Cadastro Brasileiro de ocupações). Esses são apenas algumas das várias possibilidades. Sabe como ter todas as informações sobre o seu mercado e para converter mais os seus e-mails? Clica aqui para saber mais! 

Após segmentar o seu mercado-alvo, é preciso entender bem o seu cliente. Identifique a dor do seu cliente e aponte como a sua solução vai resolver aquela dor. Dessa forma, você consegue gerar rapport,  fazendo com que o seu relacionamento seja mais duradouro e verdadeiro.

CTA

De forma simplificada, CTA é a abreviação de “chamada para ação”(Call to Action, em inglês). É algo bem comum em e-mails para venda, mas será que você faz da melhor forma?

No caso de um e-mail “frio”, o ideal seria chamar o seu lead para uma conversa, para que tanto você, quanto ele, tenham as expectativas devidamente alinhadas. Batendo na mesma tecla, não adianta vender sem inteligência. Um cliente que não é fit para o seu negócio vai gerar mais custo e dor de cabeça do que qualquer retorno positivo.

Ligação, sem conexão, nunca mais!

Imagina você, na correria de sempre, recebendo aquela ligação fria de vendas de sempre… Qual seria a chance de você se engajar com a solução proposta pelo vendedor? Quase nula, sei disso!

E, justamente por isso, é preciso se colocar, constantemente, “na pele” de quem está do outro lado da linha. Além disso, ao perceber que a ação não está correspondendo, a sua empresa perde dinheiro e o seu time ganha desânimo. Então, pare de perder tempo fazendo ligações sem, ao menos, estabelecer uma conexão antes. Insistir nessa metodologia vai interromper o seu contato no primeiro gatekeeper.

Antes de discar o número, entenda ao máximo a realidade do seu lead. A abordagem não pode ser mecânica. Lembre-se que tem um ser humano, com uma dor, e você precisa gerar o rapport necessário para que ele confie que a cura que estão vendendo para ele é verdadeira.

Mas, como posso conhecer a realidade do lead antes de uma Cold Call?

Nesse momento, diversas barreiras devem estar borbulhando na sua mente. Por mais claros que sejam os erros, quando criamos um hábito, é preciso pagar caro para mudar.

Argumento como: como conseguir essas informações? Como vou conseguir o tempo para “dar uma de detetive” para encontrar as melhores informações para fazer um cold call ou cold mail mais assertivo?

Esse é o momento em que muitos apontam ser o ponto negativo do Inside Sales. As atividades de prospecção tendem a ser repetitivas, extremamente cansativas e pouco produtivas.

Porém, justamente por passar por isso diariamente, desenvolvemos a solução que vai revolucionar a maneira como você vende e toma decisões de alto impacto.

O Prospecta surge como a melhor ferramenta para coletar e analisar o seu mercado, de forma rápida e confiável. Não é mais necessário buscar diversas fontes, unir todas essas informações(em muitos casos desatualizadas) e armazenar de maneira pouco eficiente. Através da nossa plataforma, você terá todos os dados necessários para que sua prospecção seja mais produtiva, num tempo menor.

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Então, fuja desses erros e coloque em prática as dicas. Mude a chave e veja a sua empresa voar em 2021! Tendo qualquer dúvida, saiba que nós da Inovall, estamos dispostos a caminhar com a sua empresa, para que você tome decisões de maneira mais assertiva e alcance os resultados que tanto almeja. Entre em contato conosco!

0 Flares Email -- Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×