Mesmo em casos de vendas B2B, pessoas vendem para pessoas. Justamente por isso, estudar os conceitos da psicologia para melhor entender o comportamento humano pode trazer muitos benefícios nas suas vendas.
Quer saber quais? Aplicando da melhor forma esses conceitos, você aumenta suas vendas devido a criação de relacionamentos mais consolidados. Além disso, a humanização da marca minimiza erros e torna experiências memoráveis.
Quais os principais conceitos da psicologia que posso aplicar?
Para que possamos ser práticos, vou listar rapidamente os principais conceitos que vamos usar.
Mindset
O primeiro conceito é o de mindset. Basicamente, há duas subdivisões: mindset fixo e mindset de crescimento. O primeiro é quando alguém, a partir de determinada experiência, não é capaz ou não acredita que algo pode mudar; já o segundo está relacionado à pessoa identifica oportunidades de mudança.
A partir desse conceito, é possível criar uma melhor uma melhor chamada na rede social ou no e-mail ao conhecer melhor o seu público alvo, por exemplo.
Pertencimento
O segundo conceito é a ideia do pertencimento. Consegue lembrar da quantidade de coisas que você já comprou porque seus amigos ou conhecidos próximos estavam recomendando.
É por isso que o gatilho de prova social é usado com tanta frequência! É comum fazer marketing com o rosto de alguém famoso ou mesmo de um influencer. As pessoas realmente não querem se imaginar fora de um grupo.
Emoção
Por mais que tenhamos diferenças entre a sensibilidade emocional de cada um, é inegável que todos nós temos emoções. E percebemos isso com mais destaque ao ver filmes que mexem com a nossa emoção. Ficar apreensivo em uma cena de suspense, vibrar em uma cena de ação, o mesmo levar um baita susto com um fantasma.
É justamente o que o storytelling faz. Te envolve numa história para mexer com as suas emoções. É uma estratégia de marketing utilizada com frequência (já que funciona tão bem). Particularmente, perdi as contas de quantas vezes fiz uma compra por estar num momento de felicidade muito grande ou num momento de tristeza.
Segundo o livro “A lógica do consumo”, 2,5 segundos em que somos apresentados a uma oportunidade de compra, não conseguimos raciocinar bem e tomamos decisões sem pensar com a razão, apenas pela emoção. Creio que já bati muito nessa tecla, mas, não adianta vender sem que o seu cliente tenha realmente fit com a sua solução! A psicologia pode te ajudar a vender num primeiro momento entretanto, o custo para adquiri-lo será maior, o tempo de vida (recorrência) será menor e, é bem provável que ele se torne um detrator da sua marca.
Memória curta
Segundo George Miller, um psicólogo cognitivo, a memória de curto prazo pode armazenar entre cinco e nove elementos e, apesar da evolução humana, esses números ainda se confirmam até hoje.
Levando essa informação em consideração, e que a repetição torna algo memorável, é importante que a sua marca se faça presente na maior quantidade de vezes possível para o seu cliente. Dentre as opções mais comuns, temos o disparo de notificações, sempre a fim de sempre resgatar a lembrança em seu cérebro.
De forma geral, esse tipo de ação gera pregnância na mente do seu cliente/lead, o que o faz lembrar em certos momentos, o quanto seria interessante ter a solução do seu negócio “com ele” naquele momento.
Facilite todo esse processo
Além de considerar todas essas dicas de como utilizar conceitos da psicologia para chamar a atenção do seu lead, é preciso conhecê-lo corretamente. É essencial utilizar uma ferramenta que tenha a base mais atualizada do mercado para que você encontre seus leads rapidamente; e que te mostre as informações para construir um processo comercial sustentável e escalável. Com o Prospecta, tudo isso é possível!
Conclusão
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