Você sabe como é feita a análise do processo comercial? Você tem ideia da importância desse processo?
A análise do processo comercial é algo que deveria ser feito sempre, desde que se começa a vender.
Por ser uma atividade que requer um bom tempo, gestores sempre deixam por último. Mal sabem o grande erro que estão cometendo em deixar isso em segundo plano. E nesse artigo vamos te mostrar justamente o porquê disso.
O que são Analytics?
Mas, finalmente, o que esse tal de Analytics em Vendas? Para descobrirmos, primeiro é necessário falar um pouco sobre Analytics.
De forma simples, “Analytics” é a utilização de tecnologia para analisar números e dados para melhorar algum processo.
Como aplicar em Vendas?
Já falando especificamente no campo das vendas, as ferramentas de Analytics vão facilitar a visualização e interpretação dos números ao longo de todo o processo.
Ao fazer essa análise, você poderá identificar pontos deficientes ou que podem ser melhorados em seu processo comercial.
Então o analytics impacta diretamente na gestão da força de vendas, já que o gestor passa a ter maior visibilidade do processo e sabe as estratégias que devem ser feitas para que a equipe otimize sua atuação e melhore os resultados. E para te ajudar nisso, listamos 7 melhorias trazidas com a aplicação correta do analytics.
7 melhorias para o seu processo
1. Economia de tempo
Quando você conhece cada pequeno detalhe do seu processo de vendas, você sabe exatamente em que área o seu time tá despendendo forças desproporcionais para frente ao retorno.
Ao resolvê-los, você economiza tempo e energia e pode reinvesti-los em outras tarefas, como na melhoria de outros problemas, na qualificação mais profunda dos leads, criação de testes A/B, entre outros.
Ao utilizar uma ferramenta como o prospecta, você vai economizar ainda mais tempo, pois a plataforma te entregará os números em tempo real e sem a necessidade de você e sua equipe pararem as tarefas do dia ou da semana para essa análise.
2. Otimização do seu funil de vendas
Quando você analisa os números de cada etapa do seu processo comercial, o seu funil de vendas tende a ser bem mais otimizado. Cada variável imprescindível, por exemplo a quantidade de contato/touch point feito para seus leads.
Desse modo, você evita o desperdício de leads, passa ter um maior engajamento deles no processo e aumentar a sua conversão.
3. Redução do seu custo de aquisição de clientes
Ao ter a análise desses dados em mãos, você conhece o tempo gasto de cada vendedor para converter cada cliente.
Assim, você tem o total conhecimento dos custos do seu processo e como pode fazer o ROI (retorno sobre o investimento) da empresa aumentar cada vez mais ao fechar mais contatos com o mesmo tamanho de time e investimento.
4. Profissionais mais motivados e engajados
É muito comum ter empresas com uma constante troca de vendedores, o chamado turnover. O profissional entra na sua empresa, tem um bom período de treinamento você despende grande tempo na rampagem e treinamento dele e ele sai da empresa em pouco tempo.
Isso acontece, em muitos casos por falta de motivação. Ele não entende porque não está conseguindo extrair o máximo de seu potencial produtivo.
Com a ajuda da Analytics no seu processo comercial , é possível analisar quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, apontar melhorias, e mantê-lo motivado com seus bons resultados!
5. Diminuição do tempo de treinamento de vendedores
Ao ter em mente e conhecer os pontos fortes e fracos dos seus vendedores, como abordado no ponto anterior, o tempo de treinamento e de rampagem para que um novo funcionário cai drasticamente.
Além do mais, vale lembrar é sempre importante acompanhar a evolução dos seus vendedores e compartilhá-las, por meio de um playbook. Dessa forma, o processo ficará bem definido e escalável.
6. Principais dados atualizados em tempo real e automaticamente
Ter todos os dados que você precisa, como conversão e engajamento dos seus leads, em tempo real faz toda a diferença.
Ter uma ferramenta como o Prospecta te possibilita isso. Já que você e sua equipe não precisarão investir tempo nessa análise de números, sobrará mais tempo para investir em uma maior análise deles e criação de estratégias para melhorias.
7. Visualização clara dos resultados das mudanças no processo
Sem dúvidas, os benchmarks são muito importantes para orientar as suas estratégias. Mas, para você saber como otimizar ainda mais os resultados da sua equipe, você deve olhar para dentro do seu próprio processo.
E, para que haja a melhoria de qualquer tipo de processo, é preciso testar novas formas e padrões. Nada melhor do que ter acesso a uma plataforma que contém os resultados e informações, encurtando o tempo desse aprimoramento no seu processo.
Conclusão
Concluindo, é sempre importante lembrar da influência dos números ao longo de um processo estratégico, e, mais que isso, aprender a utilizá-los para tentar tirar a maior eficiência possível do processo naquele momento específico.
Para tornar tudo isso possível, contar com a ferramenta correta é primordial. Além de poder acessar as metas alcançadas pelo seu time comercial e analisar o esforço individualmente, você terá todos os dados sobre o mercado.
Ademais, é fundamental (ainda mais nesse momento), contar com ferramentas na nuvem. Dessa forma, você terá toda a mobilidade que precisa, inserindo informações livremente, em qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo.
E, a plataforma perfeita para isso é o Prospecta. Com ela, você ajuda sua empresa em todos os aspectos do processo comercial. A venda complexa, quando amparada por essas ferramentas, torna-se mais simples. Os resultados, por sua vez, escalam rapidamente. Com vendedores motivados, até mesmo no home office, e estruturando processos, não há erro: o crescimento vem a passos largos para a felicidade de todos os gestores!