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Você já ouviu falar em Touchpoint? Touchpoint significa “ponto de contato”. É um conceito que representa os pontos de interação entre o consumidor e uma empresa, desde o início da sua jornada até a decisão de compra.

Não é tão óbvio quanto parece

Há um tempo temos apontado o inside sales como uma das alternativas para esse momento delicado que estamos vivendo. Vimos que um dos passos essenciais para essa metodologia de venda é uma prospecção otimizada, com base no perfil ideal de cliente (ICP). Mas, após prospectar esse lead, o que fazer? “Ah! A resposta é óbvia! Ligar!”, você vai me responder. A resposta está correta. A questão é que, além desse, existem muitos fatores envolvidos. Quantas ligações fazer até desistir daquele lead? Eu preciso definir um tempo médio para uma ligação? Quais os outros meios que posso usar para entrar em contato com esse lead? 

Alguns dados alarmantes

Segundo um estudo feito pela Inside Sales Benchmark Brasil e a Meetime, as empresas brasileiras, em média, demoram mais de 10 minutos para contatar um lead e desistem relativamente rápido. Cerca de 32% das empresas respondentes fazem 4 tentativas ou menos com seus leads. Em um estudo conduzido dentro da base de clientes da Meetime, percebeu-se que apenas 85% dos leads são ganhos até o sexto contato. Isso significa que há potencial de receita (15% dos clientes ainda poderiam ser convertidos) sendo deixado de lado pelas empresas brasileiras.

Ponto de partida

Mas, antes de tomar como base o processo comercial de outra empresa, para que você consiga definir um processo ideal para o seu negócio é essencial conhecer bem a sua carteira de clientes. Saber em quanto tempo ocorre a conversão de lead para cliente, qual o tempo médio da ligação, quantos contatos são feitos para que haja essa conversão e até que ponto você pode aumentar o número de contatos para que o seu custo de aquisição de cliente (CAC) não te faça perder potencial de receita de forma indevida.

Vale salientar que, os pontos de contato não se encerram após a conversão do lead em cliente. Pelo contrário, o ideal é que continuem durante o ciclo de vida do cliente.

Para além da venda

O conceito de touchpoint é fundamental na experiência do cliente. A manutenção da interação com cliente diminui os atritos gerado por algum descontentamento e, consequentemente, aumenta o LVT (Valor do tempo de vida do cliente) daquele usuário na sua base.

Sem dúvida, atualmente, o cliente prefere uma marca próxima, com a que possa se comunicar e manifestar suas opiniões da maneira mais rápida possível.

Como sempre deixamos claro, nós estamos dispostos a caminhar com a sua empresa para que você tome decisões de maneira mais assertiva e alcance os resultados que tanto almeja. 

Por fim, entendemos que é preciso conhecer ao máximo o seu processo de vendas e o seu cliente, para que, de forma organizada, possamos aprimorar a nossa prospecção e conversão. E o prospecta vai ter trazer todas ferramentas necessárias para isso.

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