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Já se deparou com seu funil de vendas vazio, sem saber onde encontrar mais leads? Se sim, saiba que você não é o primeiro muito menos o único com essa dúvida.

O processo de prospecção de clientes pode ser muitas vezes difícil, podendo tomar muito tempo do nosso dia.

Porém, se executado com precisão e qualidade, aumenta significativamente as chances de sucesso no seu processo de vendas, convertendo mais leads em novos clientes.

Mas afinal, como “abrir” novos clientes? Bom, primeiro temos que nos lembrar de alguns conceitos.

Definindo processos

Precisamos lembrar que existem dois grandes processos de vendas, o Field Sales (vendas externas) com visitas aos clientes durante todo o processo, e o Inside Sales, (vendas internas), onde o time de vendas executa todo o processo dentro da estrutura interna da empresa.

Ambos os processos possuem o que chamamos de CAC (custo de aquisição por cliente), e não é de se espantar que, na grande maioria das vezes, as vendas externas acabam consumindo um maior número de recursos, (hospedagens, deslocamento, alimentação) comparado às vendas internas.

O que nos leva a um grande ponto positivo para o Inside Sales, afinal de contas, quanto menor o custo de aquisição por cliente, melhor. Isso reflete que as ações de investimento para converter o seu cliente estão indo muito bem.

Apesar disso, precisamos entender também que alguns modelos de negócio funcionam melhor com Field Sales. Como vendas de produtos direcionadas a indústrias, sendo geralmente vendas com ticket elevado, complexa e com necessidade de maior contato com o cliente e empresa.

Fica a critério da área comercial de cada empresa, saber o grau de complexibilidade exigido para a venda, grau de especialização dos seus vendedores e a necessidade de contato presencial com seus clientes.

Mas o que isso impacta na escassez do meu funil? Como disse Lewis Carroll, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Se nós não definimos qual é o nosso processo de vendas, como podemos definir de que forma queremos prospectar novos clientes? As vezes, essa escassez está atrelada a má gestão do funil pela incompatibilidade do processo de vendas com seu modelo de negócio, e não apenas por baixo números de leads encontrados.

Investindo no alvo

Agora que definimos o nosso processo e sabemos para onde vamos, precisamos nos perguntar, “quem eu quero atingir?”

Saber qual é o público que você quer atingir é fundamental para o seu negócio.

Vamos para um exemplo bem extremo: digamos que a empresa “X” trabalhe com equipamento odontológicos e venha oferecer cadeiras odontológicas para a sua oficina de carros.

Ao mesmo tempo que a empresa “X” gastou recursos com um segmento de mercado que não é seu público ideal, você como consumidor, pode começar a não olhar com bons olhos para ela, por perceber, essa falta de foco nas vendas.

Construir seu ICP, Persona e Público-alvo são ações obrigatórias para quem ser efetivo na prospecção. Sem essas informações, iremos procurar agulha em um campo de palha, gastando muito tempo e recurso financeiro sem chegar ao objetivo esperado.

Quando sabemos exatamente para quem queremos vender, conseguimos moldar todo o nosso processo de vendas de forma personalizada para esse público, conseguindo também, chegar de forma mais fácil nos leads nos quais queremos exercitar.

Se não sabemos com quem iremos gastar nossa munição de vendas, não sabemos quais clientes colocar no alvo (funil de vendas).

Enchendo seu funil com os leads certo

Mas afinal de contas, como encher o seu funil com os leads ideias para o seu negócio?

Com uma plataforma de inteligência de mercado que cuide disso para você.

O Prospecta, cuida de toda a prospecção de empresas para o seu negócio, entregando os leads ideais para o seu funil, com foco total no seu mercado alvo.

Com os leads em mãos, você pode adicioná-los em um funil de vendas totalmente personalizado por você, fornecendo de forma dinâmica, todos os leads dentro do seu processo de vendas, com dados estratégicos sobre as suas vendas e seu time.

Você também conta com uma área de estatística e análise de mercado, para melhor entender o seu cenário local e nacional, como, crescimento de um setor de mercado na sua cidade até um quantitativo de empresas por porte.

Já imaginou ter a quantidade de clientes que você quiser com o perfil de clientes escolhido por você?

Agende uma demonstração para ver tudo o que o Prospecta pode te ajudar.

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