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Como funciona o seu processo de vendas? Será que você está tomando o máximo de proveito? É preciso otimizar a produtividade da sua equipe, sempre tentando tirar o proveito máximo do custo daquela operação. A questão é que, dependendo do contexto, migrar para o inside sales pode ser muito mais vantajoso para seu negócio. Pensando nisso, apresentaremos uma lista com 5 vantagens que essa mudança pode trazer.

Como funciona a venda interna?

De maneira geral, podemos vender de duas formas: presencial ou remota. A mais comum é a presencial, também conhecida como Field Sales, que traduzido do inglês quer dizer vendas a campo.

Já a venda remota, também conhecida Inside Sales, são aquelas que não dependem do contato presencial para a conversão da venda. Nesse contexto, conta-se com a utilização das tecnologias que permitem a comunicação à distância, como o Skype. Tudo isso faz com que os custos sejam consideravelmente menores, pois não há deslocamentos nem desperdício de tempo operacional.

Tudo isso se acentua ainda mais em meio a pandemia, em que muitos negócios adotaram o home office como única alternativa. 

1. Redução o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC é basicamente o quanto é investido para converter um prospect em cliente. Como abordamos rapidamente acima, esse custo nas vendas externas é bem elevado. Além disso, cada venda não efetivada significa um grande prejuízo para os cofres da empresa. Já nas vendas internas, a prospecção é menos custosa, o que diminui de forma significativa os custos de aquisição e as perdas de uma possível não conversão.

2.  Diminuição do ciclo de venda

No Inside Sales, o tempo de conversão é bem menor, visto que os processos automatizados diminuem a jornada do cliente pelo ciclo de vendas. Nas vendas externas a decisão de compra é mais longa, justamente pelo tempo demandado para que haja o contato presencial.

3. Amplia o número de reuniões

Pensando sobre as reuniões no caso das vendas externas, a empresa planeja um número médio de reuniões (para que o CAC se eleve ainda mais). Já com a possibilidade de comunicação remota o vendedor pode aumentar consideravelmente esse número. Sem contar que imprevistos, principalmente relacionados ao trânsito, acontecem com constância nas vendas externas, podendo impossibilitar que algumas reuniões ocorram.

Outro diferencial é a possibilidade de buscar material extras de emergência durante o contato.  No caso do encontro presencial, os vendedores têm a seu favor apenas aquilo que estudaram previamente.

4. Contato empático é perfeitamente possível

Uma crença muito comum é de que, por não haver contato presencial, as vendas internas são mais impessoais e, consequentemente, frias.

Entretanto, tudo isso depende muito do tipo de abordagem feita pelo vendedor. É possível sim fazer uma venda mais humanizada no inside sales.

Mais importante que a abordagem é ser empático, oferecendo uma solução que seja condizente que o seu produto ou serviço. É preciso ir além da venda, é necessário vender garantindo o nível de satisfação do cliente. 

5. Aumenta a produtividade das equipes

O aumento da produtividade da sua equipe é um ganho imediato diante da migração do field sales para o inside sales. Não é mais necessário gastar tempo com deslocamento (e os imprevistos trazidos por ele), e com isso ganha-se tempo para estudar mais sobre o lead e para aperfeiçoar a técnicas de prospecção e de abordagem.

Tudo isso faz com que sua equipe fique mais motiva, afinal quanto mais metas são batidas, mais ele empenho para superá-las.

Como a nossa plataforma pode ajudar?

Neste artigo apresentamos alguns dos benefícios trazidos pelo Inside Sales. Isso pode te fazer repensar no seu processo de vendas. Entretanto, essa migração não é algo que pode ser feito sem critério. Pelo contrário, os gestores precisam estar muito bem preparados para essa mudança, não só do ponto de vista das instalações e equipamentos, mas, principalmente, em relação à automação dos processos.

É justamente com a nossa experiência em processo de vendas e, principalmente com o Prospecta, que você terá um diferencial em tempo e custo em todo esse processo. 

Com nossa plataforma você terá todos os dados necessários para ter prospect mais qualificados. Não é mais necessário buscar diversas fontes, unir todas essas informações(em muitos casos desconexas) e armazenar de maneira pouco eficiente. Tudo isso em um sistema intuitivo que você pode utilizar até mesmo do seu celular!

Além disso, você terá todo o controle das etapas do funil de vendas da sua empresa, visualizando rapidamente os melhores leads e os próximos passos para aprimorar o seu processo de vendas.

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