Todo mundo quer vender mais, não é mesmo?! Mas em meio a esse novo momento em que a economia está passando por causa do COVID-19, vender mais passa a ser essencial. Nesse artigo vamos te mostrar como a inteligência de mercado pode te ajudar a atingir as suas metas.
A inteligência de mercado é um tema recorrente aqui no Blog da Inovall. E isso demonstra justamente o quanto a sua aplicação pode trazer um diferencial sem precedentes para a sua empresa e para a forma ela vende.
No mundo dos negócios, qualquer empresa tem que conhecer muito bem o mercado em que atua. Para crescer, não basta olhar para si mesmo – é preciso olhar para fora.
A principal função da inteligência de mercado é orientar decisões estratégicas através da busca e análise de informações externas. Toda essa orientação é essencial para o seu setor comercial, marketing, produto e até atendimento.
Será que a sua empresa está tirando proveito disso? Vamos nos aprofundar um pouco mais.
O que é inteligência de mercado?
Os grandes líderes sabem que para desenvolver um plano estratégico não se pode tomar decisões às cegas. E ter um processo estruturado para coletar e processar informações sobre o mercado é primordial. Esta é a função da Inteligência de Mercado.
A inteligência de mercado é uma área que está constante crescimento, especialmente porque o acesso à informação se tornou mais fácil e a tecnologia facilitou a geração e a análise de dados. De forma mais objetiva, ela pode ser definida como um cruzamento de diversos dados para transformá-los em informações úteis para a empresa. A abrangência desses dados irá depender da finalidade da empresa com eles. Com um objetivo traçado as empresas podem procurar essas informações em diversos meios diferentes.
Benefícios para o seu negócio
Já dissemos que ter esse conhecimento como aliado ajuda a tomar melhores decisões. Mas o que isso quer dizer exatamente? Vamos para a prática! A inteligência de mercado permite:
Estar um passo à frente
Devido a possibilidade de previsão das movimentações de mercado, fica mais fácil agir diante de algo que possa afetar o mercado do seu negócio. A ideia é estar sempre um passo à frente.
Traçar caminhos de sucesso (evitando os caminho de fracasso)
Ao realizar um bom benchmarking é possível conhecer a história de outras empresas e descobrir quais estratégias funcionam e quais não funcionam.
Se destacar
Não basta olhar para trás, somente. Conhecer estratégias concorrentes é útil, mas adotar tendências e estratégias com base em outras empresas é sempre estar um passo atrás. A inteligência de mercado é essencial para se destacar. Se você olha de perto para o seu público, pode usar essas informações para criar uma ótima experiência de compra e conquistar o mercado.
Identificar oportunidades
Com a inteligência de mercado você é capaz de identificar as diversas oportunidades que outros negócios estão deixando escapar. Perceber necessidades dos clientes, ou até saber em que ponto o seu concorrente está pecando te traz vantagens e consequentemente, crescimento.
E quanto às vendas?
As informações obtidas pela inteligência de mercado são preciosas e cruciais para os gestores e vendedores. Elas servem de apoio para melhorar tanto a estratégia quanto às abordagens. Confira abaixo as principais formas como a inteligência de mercado beneficia suas vendas:
Discurso aprimorado
A sua equipe de vendas vai ter a performance aprimorada através de um discurso de venda munido com toda as informação do mercado, as tendências, satisfação dos clientes e até das melhores táticas de abordagem.
Gatilhos de vendas
A inteligência de mercado também ajuda a encontrar gatilhos. Quando um potencial cliente muda de gestor ou planeja uma expansão, por exemplo, isso pode representar uma oportunidade. Quando há uma mudança na regulamentação do setor, também. Tudo isso faz com que, em meio a uma venda, o seu colaborador consiga criar rapport (criar uma ligação de empatia com outra pessoa) com seu prospect.
Gerar leads mais qualificados
Investir em leads que não são fit com o seu negócio gera muita evasão no seu funil de vendas, e, consequentemente, você perde dinheiro. Ninguém quer perder dinheiro não é mesmo? Por isso, ter inteligência de mercado te entrega todas as informações necessárias para ter leads sempre quentes, aumentando a sua conversão.
Aprimorar processo de vendas
Outra forma que a inteligência de mercado colabora para a área de vendas é investigando modelos comerciais. Por a prova o seu processo de vendas pode ser interessante. Que tal encontrar novas soluções para evitar errar novamente ou até mesmo para aprimorar um processo que poderia ser mais eficiente?
Como o Prospecta me ajuda nesse processo?
Com o Prospecta, todo o processo manual deixa de existir. Não é mais necessário buscar diversas fontes, unir todas essas informações (em muitos casos desconexas) e armazenar de maneira pouco eficiente. Através da nossa plataforma, você terá todos os dados necessários para que o processo para vender mais!