0 Flares Email -- Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Afinal… o que é Inteligência de Mercado?

A inteligência de mercado pode ser definida minunciosamente de diversas formas diferentes, mas de modo geral ela pode ser vista como uma técnica a qual cruza diversos dados para transforma-los em informações úteis para a empresa. A abrangência desses dados irá depender da finalidade da empresa com eles. Com um objetivo traçado as empresas podem procurar essas informações em diversos meios diferentes.

Nesse contexto, muitas organizações recorrem as empresas especialistas em captar dados, cruza-los e fornecer ao meio corporativo plataformas com a famosa ferramenta de Big Data Analytics. Outras empresas podem apenas buscar informações dentro dos dados gerados por ela mesma e monitora-los formando insights valiosos.

Ou seja, a inteligência de mercado consiste em monitorar o ambiente ao qual a empresa está inserida, observando seu comportamento, e podendo se antecipar às suas tendências. Além de permitir uma tomada de decisão embasada em números e informações sobre o assunto.

A diferença entre esses dados externos ou internos podem ser vistas melhor na matéria: Big Data vs. Business Intelligence.

Quais finalidades as empresas procuram na Inteligência de Mercado?

As empresas vêm nas plataformas que fornecem inteligência de mercado uma oportunidade de acompanhar mais de perto seu ambiente. Nelas elas poderão ver seus concorrentes, seus clientes e o comportamento deles. Isto é, monitorar o ambiente competitivo e mudar as estratégias da empresa de acordo com as tendências que vão surgindo, se antecipando frente aos concorrentes.

Completando o que foi falado anteriormente sobre estratégias, a inteligência de mercado é fundamental para se ter uma boa base nos planejamentos estratégicos, pois se destacam no mercado aqueles que se antecipam as tendências e conseguem enxergar oportunidades onde a maioria não vê.

Assim, guiar planejamento estratégico e decisões importantes, se antecipar à tendências e ver oportunidades são algumas das finalidades que vários empreendedores que investem nessa tecnologia buscam. Com Big Datas que tem seus dados atualizados frequentemente pode-se acompanhar de perto o comportamento e traçar as estratégias para ir mais longe independente do cenário.

 

0 Flares Email -- Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×