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Introdução

No processo de vendas, é muito comum a utilização de telefone e e-mail. Entretanto, recentemente, vimos o crescente uso do WhatsApp como alternativa estratégica para acompanhar a evolução do mercado e do modo de compras dos consumidores. Mas até que ponto vender assim é uma boa opção?

Porque vender por WhatsApp tem se tornado uma opção? 

A verdade é que os números são expressivos. O WhatsApp anunciou no dia 12 de fevereiro (2020) que ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, mantendo a hegemonia de aplicativo mais usado do mundo! Reduzindo o escopo da análise, no Brasil, aplicativo está entre os principais canais de impulsionamento de vendas. Além disso, 40% dos empresários já adotaram o app para fins comerciais.

A questão é lógica: prospectar no “local” em que se tem mais pessoas. Mas calma, antes de sair disparando mensagens para o seu público-alvo, precisamos responder mais uma pergunta.

Vender via WhatsApp funciona para todo mundo?

É preciso reconhecer bem o seu processo de venda e o seu público-alvo antes de aplicar qualquer metodologia que aparece em artigos da internet, inclusive esse (rsrs). Dependendo do tipo de vendas(B2C ou B2B) e do modelo utilizado (outbound ou inbound), as dicas podem variar devido à diferente abordagem que o vendedor deve enfrentar.

Portanto, recomendo que utilize estas dicas para vendas B2B via WhatsApp.

Conheça bem o seu contato!

Antes de começar a mandar mensagens para o celular de alguém ou número corporativo de alguma empresa, entenda muito bem quem é o seu público-alvo.

Assim, faça bom uso do seu Prospecta! Com ele, ao invés de fazer uma pesquisa padrão, você terá todos os dados necessários para que sua prospecção seja mais produtiva, num tempo menor. Não é mais necessário buscar diversas fontes, unir todas essas informações(em muitos casos desconexas) e armazenar de maneira pouco eficiente.

Isso vai facilitar e muito sua abordagem inicial e gerar mais abertura para que a pessoa te ouça ou te direcione internamente.

Utilize WhatsApp Business

Como primeira dica, sempre utilize o WhatsApp Business! A causa para essa recomendação seriam as funcionalidades focados para as necessidades empresariais.

Ao ter uma prospecção ativa via WhatsApp é interessante saber as métricas como quantas mensagens foram enviadas e se elas foram entregues por contatos e clientes. E somente com o WhatsApp Business você tem essa funcionalidade.

Além disso, você pode configurar mensagens automáticas, otimizando tempo de resposta ou fazendo com que seu cliente não fique esperando em um horário fora do intervalo de atendimento, por exemplo.

Por fim, outro funcionalidade aliada ao seu processo de vendas presente no WhatsApp é a possibilidade de adicionar etiquetas no seus contato. Uma dica que te dou seria adiciona-las para identificar qual o produto oferecido a ele, a etapa do relacionamento ou a temperatura do relacionamento. Após isso, ficará mais fácil adicionar essas informações no Funil de vendas do Prospecta!

Identifique-se

Quando tratamos de uma abordagem outbound, você não está esperando o contato de alguém, ainda mais em WhatsApp. Por isso, contextualize da melhor forma possível, para que não reste qualquer mal entendido do seu objetivo naquela conversa. Uma dica para isso é nunca esquecer de falar como conseguiu aquele contato. (Já na sua apresentação).

Tenha tato

Assim como em qualquer relacionamento, você precisa ter sensibilidade para com o seu contato. Um passo de cada vez. Espere receber um áudio, para poder enviar (até porque tem gente que não gosta de receber aúdio, ou no momento não está podendo ouvir). Dependendo da abertura dada na conversa, pergunte se pode ligar.

Tenha modelos

Como dissemos anteriormente, apesar de ser importante manter um contato personalizado com seu cliente, dependendo da abertura que é dada por ele, questões mais específicas precisarão de mais clareza, por isso, é sempre útil ter engatilhado alguns modelos (como no caso de contratos, pagamentos, condições, etc).

Materiais de apoio

Conforme a conversa fluir, materiais de apoio podem ser necessários. Pense que seu processo de convencimento precisa ser rápido e eficaz nesse momento, o contato precisa entender rapidamente o porquê do seu contato. Dessa forma, você vai construir uma relação de confiança com o seu potencial cliente. 

Ter um vídeo curto explicando sobre o produto/serviço – ou uma apresentação pronta – pode fazer toda diferença para que o contato sinta interesse em continuar negociando contigo ou não.

Conclusão

Obrigado por ficar até o fim deste artigo! Que bom que gostou! Estamos aqui para que tenha sucesso máximo no seu sonho com sua empresa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e não esqueça de ficar atento aos próximos artigos. Postamos toda quarta-feira.

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