A inteligência de mercado é um assunto recorrente por aqui. Afinal, somos uma empresa especialista em Inteligência de Mercado. Mas para relembrar, a Inteligência de Mercado pode ser definida de diversas formas diferentes, mas de modo geral ela pode ser vista como um cruzamento de diversos dados para transforma-los em informações úteis para a empresa. A abrangência desses dados irá depender da finalidade da empresa com eles. Com um objetivo traçado as empresas podem procurar essas informações em diversos meios diferentes.
As industrias vêm nas plataformas que fornecem inteligência de mercado uma oportunidade de acompanhar mais de perto seu ambiente. Já que nelas será possível ver seus concorrentes, seus clientes e o comportamento de cada. Ou seja, monitorar o ambiente competitivo e mudar as estratégias da empresa de acordo com as tendências que vão surgindo, se antecipando aos concorrentes.
Assim, o planejamento estratégico e decisões importantes serão tomados com maior segurança. Antecipar às tendências e ver oportunidades são algumas das finalidades que várias industrias estão investindo nessa tecnologia. Com o nosso Big Data que tem dados extremamente atualizados, pode-se acompanhar de perto o comportamento e traçar as estratégias para ir mais longe independente do cenário do mercado.
Enxergar oportunidades onde a maioria não vê. Seria um diferencial para a tua indústria?
A Inteligência de Mercado tem como função elaborar pesquisas de tendências de consumo, a análise de dados, elaborar relatórios, diagnósticos de ações estratégicas, análise da concorrência, estudo de movimentações estratégicas e desenvolvimento de táticas de posicionamento visando sempre a geração de inovações nos produtos existentes, nas necessidades dos consumidores visando planejamento de lançamentos de novos produtos ou novas áreas.
Com isso, os vendedores da indústria precisam da Inteligência de Mercado para prospectar o mercado. Já que consegue identificar a abrangência do seu próprio mercado e como os concorrentes estão se comportando.
Na pratica, as vendas na indústria visam aumentar o market share com agilidade, qualidade e redução de custos operacionais. Concorda?.
Entender onde estão as melhores oportunidades por meio de dahsboards e mapas otimiza o trabalho do seus gestores comerciais.Atrelado a isso é preciso ter uma visão muito clara de todo os 4 Ps do marketing. Com as informação que possui, analisar a segmentação, posicionamento de produtos.
Identifique a área de atuação e monitore seus vendedores
Para aprimorar ou definir sua gestão de territórios, é fundamental entender geograficamente quais municípios e/ou bairros contemplam as áreas de atuação da sua força de vendas.
No Prospecta, é possível mapear essa informação logo após subir a sua base de clientes. A ferramenta permite relacionar a cor de visualização dos clientes de acordo com o vendedor que os atende.
E além disso, através do nosso Radar, é possível visualizar em tempo real onde seu vendedor está. Caso ele esteja fora do perímetro estabelecido é disparado um alerta ao gestor. Assim, é possível monitorar e gerir da melhor maneira a performance do time e dos custos operacionais. Seria uma boa opção dentro do teu negócio?