Com a competitividade cada vez maior entre as empresas sair à frente da concorrência é essencial. Por isso ferramentas de inteligência de mercado têm sido muito procuradas no meio corporativo para auxiliar em diversos processos. Existem diversos tipos de ferramentas que podem trazer inteligência para o negócio e o Big Data Analytics é uma delas.
O Big Data Analytics consegue organizar e tratar um grande volume de dados que geram insights em forma de informações valiosas, essas serão usadas na estratégia da empresa para fazer possíveis alterações que possam garantir uma vantagem competitiva.
Nesse sentido, a Inteligência De Mercado pode auxiliar em diversas áreas, como por exemplo, a prospecção de clientes. Para essa área as tecnologias conseguem otimizar o processo de planejamento de vendas, mostrando quais são os possíveis clientes ainda não explorados ou em que área vale mais a pena atuar.
Assim, considerando a Inteligência de Mercado como um processo de procura, captura e análise de informações que direcionam ações para atingir um determinado mercado, podemos alinha-la à tecnologia de Big Data Analytics. Isso se da pela apresentação essas informações valiosas sobre o negócio que vão guiar a tomada de decisão, melhorando o desempenho da empresa na área comercial e de marketing.
Além disso, a Inteligência de Mercado também está atrelada à identificação de oportunidades e antecipação de tendências de mercado. Então, utilizando a plataforma de Big Data podemos conseguir gerar inteligência de mercado com insights que poderão mudar estratégias e frentes do seu negócio com o objetivo de focar em conseguir clientes e melhorar seus produtos para atender melhor as necessidades deles.