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Primeiramente… O que é análise de mercado?

A análise de mercado pode ser definida de forma simples como um procedimento feito para se obter informações úteis sobre o mercado que a empresa está contida. Nesse contexto, a análise de mercado se faz tão importante para entender melhor o segmento onde a empresa atua, qual seu comportamento, vantagens e desvantagens.

Além disso, outras duas variáveis muito trabalhadas nas análises de mercado são: comportamento da concorrência e perfil do público alvo. Com isso a empresa poderá entender melhor onde está atuando, qual o potencial dos seus clientes e qual o posicionamento da concorrência.

Ou seja, a análise de mercado possibilitará à empresa informações úteis que auxiliarão na tomada de decisão, mostrando onde vale mais a pena investir e alocar mais recursos.  E esse procedimento apesar de ser muito utilizado no plano de negócios para nascimento das empresas, também será muito útil em períodos de reposicionamento ou de novos ciclos estratégicos.

 

Mas como consigo economizar tempo e mesmo assim ter uma análise de mercado consistente?

Um dos grandes problemas que se percebe na análise de mercado é a rápida obsolescência dos seus dados e informações. Com mercados que têm um comportamento altamente dinâmico, as informações mudam a cada instante, o que faz com que as pesquisas de mercados fiquem rapidamente desatualizadas.

Ademais, as análises de mercado consistentes costumam levar um longo tempo para serem feitas, devido ao grande número de dados que precisa ser coletado para formar informações úteis, que gerem inteligência e permitam à empresa tomar decisões mais embasadas e assertivas. Por isso, muitas organizações têm procurado meios que conseguissem fornecer essa informação de forma mais rápida e que possuíssem dados atualizados.

Nesse contexto, surgiram algumas plataformas que utilizando a tecnologia de Big Data Analytics conseguiam fornecer uma vasta gama de informações. Essas ferramentas conseguem obter dados em diversas fontes diferentes que serão cruzados gerando informações e podendo assim fornecer uma análise de mercado dinâmica, onde se pode de fato observar o comportamento dos segmentos em tempo real.

 

Confira nossa matéria: Como conseguir tempo para prospectar.

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