O que é Data-Driven Sales?
O conceito de Data Driven está relacionado ao trabalho a partir da análise de dados, onde os dados que geram informações vão guiar as tomadas de decisão dentro de uma empresa permitindo gerar vantagens competitivas.
Já o Data Driven Sales é esse trabalho voltado para o meio das vendas. Nesse caso os profissionais do time comercial terão suas atividades guiadas a partir de dados inteligentes que trarão informações importanteS, além de uma série de insights sobre o mercado de atuação e suas possibilidades.
Com isso, essa tecnologia tem o objetivo de melhorar as tomadas de decisão e até mesmo a construção dos planejamentos de vendas, dando insights de onde vale mais a pena atuar, ou quais são os leads mais qualificados dentro de um mercado alvo.
Como aplicar o Data Driven Sales para as vendas?
O Data Driven vem entrando no meio comercial para auxiliar suas tomadas de decisões. Com plataformas de Big Data que fornecem dados sobre alguma área específica (Ex: mercado corporativos, pessoas físicas, meio digital, etc) as possibilidades de caminhos a serem traçados pelos times comerciais podem começar a ser muito mais fáceis de escolher.
Se se têm dados que fornecem a tempo real as informações do seu mercado e esses dados são analisados gerando inteligência comercial, a empresa tem tudo para ter uma grande vantagem competitiva frente a seus concorrentes. E é com essa finalidade que várias empresas têm adotado a tecnologia de Data Driven Sales para a área de mercado.
Então na prática essa nova tecnologia é utilizada para fornecer inteligência competitiva às empresas de modo a mostrar à elas, mais facilmente, quais são os mercados com mais potencial de sucesso, e onde então seus clientes e concorrentes. Além de gerar insights a partir dos dados de como está o comportamento de mercado e como está a situação da sua organização nele.
Ou seja, o Data Driven permite que se otimize os processos de vendas com o objetivo de focar nos leads com mais potencial a partir da inteligência que cruza dados para mostrar automaticamente os possíveis cliente mais quentes, ou os mercados com mais compatibilidade com o negócio da empresa.