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O ato de prospectar pode ser definido como uma série de técnicas e ferramentas que tem como objetivo começar um relacionamento com o lead para que esse vire um cliente da empresa. Esse processo deve ser constante no dia a dia das corporações para que se possa de fato conseguir colher bons frutos dessa prática.

 

Falamos bastante sobre a prospecção na prática, confira: Técnicas de Prospecção

 

Porém, apesar de ser um processo muito falado no meio corporativo ele ainda é visto como algo complexo e sem resultado palpável para várias empresas. Por isso, os investimentos na parte comercial tem sido uma atitude frequente em organizações que desejam crescer e não têm um processo de vendas bem definido.

Processo de vendas bem definido. Essa é a chave do sucesso de um time de vendas que traz altos resultados. É importante que se tenha uma organização na equipe comercial que deverá seguir um plano traçado estrategicamente para atingir os objetivos periódicos da empresa.

É frequente ver os times comerciais “atirando” para todo lado para conseguir clientes, e esse é um dos maiores erros que se pode cometer no processo de prospecção. Para traçar o plano comercial o primeiro passo é conhecer muito bem o seu público alvo, sabendo quem se deseja atingir, quem é sua persona. Com isso bem definido a empresa poderá começar a pensar em que meio de atuação é melhor para atingir esse público.

E assim se começa a ganhar tempo em um processo de prospecção. Quando se tem um foco de quem se deseja atingir e quais são os meios que se deve focar é muito mais fácil traçar um caminho para o atingimento das metas de vendas.

Por outro lado, apesar de o planejamento da prospecção ser o primeiro passo para se obter sucesso, a prática dos planos costuma ser outra grande dificuldade vista. Para facilitar isso são usadas diversas ferramentas que as empresas adquirem, como seus famosos CRMs.

 

Mas e como saber onde está o seu público e em que área vale mais a pena investir primeiro?

Trabalhos de pesquisa de mercado e mapeamento de regiões costumam ser a resposta dada para essa pergunta. Porém, esses são processos exaustivos que demandam uma grande quantidade de tempo e mão de obra e facilmente se desatualizam.

É para atender a essa dificuldade que tecnologias como o georreferenciamento e Big Data Analytics têm sido usadas para auxiliar nesse mapeamento de possíveis clientes, podendo ainda ajudar na qualificação deles. Portanto, em uma plataforma, como o Prospecta, é possível ver todo o mercado de empresas (para o mercado B2B) sem precisar botar o time comercial na rua ou contratar empresas para fazer mapeamentos de regiões.

Prático e rápido a plataforma consegue fornecer os dados necessários dos possíveis cliente gerando leads e já passando para a fase de qualificação onde se trabalhará o processo de negociação. Encontre o seu cliente ideal!

 

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