Os dados são o novo petróleo! Além disso, são um grande potencializador de resultados. E conduzem a relação que sua empresa tem com seus leads a outro nível. E assim, altera toda a jornada do cliente de forma positiva!
Pode acreditar, é desde a prospecção até a fidelização. Você deve estar se perguntando como essa mudança se dá? Certo? Quer saber quais suas principais características ? Continue lendo que explicaremos melhor como o Big Data tem ajudado empresas a aumentarem suas taxas de conversão e entenderem melhor seu ICP.
A metodologia do Funil de vendas tem mais de 120 anos mas continua atual. Na prática, é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a tua empresa até o fechamento da venda. Geralmente, um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu). Aqui na Inovall, por meio das interações dentro do Prospecta, segmentamos por :
- Qualificação ( Prospecção);
- Negociação;
- Cliente (Fechamento);
Além de outros recursos que personaliza o fluxo de cadência com o teu lead. Nas etapas citas é importante ter em mente as seguintes ações :
- Planejamento ( Qual objetivo?Como alcança-lo?)
- Abordagem ( Speech flexível e adaptado a cada persona)
- Diagnostico de necessidade ( Identificar os motivos que aquele lead irá adotar a sua solução)
O Big Data otimiza esses três passos iniciais através da Prospecção. Veja mais em: Técnicas de Prospecção
Como falamos por aqui, os dados são o novo petróleo. E como tal, é preciso fazer um refinamento para aumentar seu valor. No caso, informações mais precisas e relevantes. Hoje, o mercado já compreende o poder do Big Data. E quem lapidar mais rápido esse grande volume de informações irá antecipar a concorrência que está cade vez mais acirrada. No final, se resume no poder que a informação possibilita.
No processo de prospecção, há impactos internos e externos. É possível entender melhor o perfil dos clientes da tua carteira, por exemplo. Informações sobre padrões de faturamento, quais suas atividades econômicas principais em comum dos teus clientes, se estão ligadas à processos entre tantas outras informações. Conhece-se, assim, quais os leads e também o tamanho do mercado-alvo que se mostra.
Enfim, o Big Data irá influenciar cada vez mais a estratégia de uma empresa. Cada uma das fases de negociação em sinergia que envolverá o mercado como um todo. Não se trata somente de informações, como o petróleo, lembra? E sim, trazer inteligência, mitigar risco do negocio, ganhar tempo junto ao prospect/ lead ao longo da jornada de compra.