Falta de controle e organização no time comercial das empresas é um problema frequentemente encontrado no mercado. Por isso, ferramentas foram lançadas para auxiliar na organização do processo de prospecção das organizações. Uma boa sistemática na prospecção faz com que se otimize o processo de vendas da empresa que passará a ganhar tempo de produtividade.
A Inovall foi um pouco além nesse quesito e criou uma plataforma de Big Data Analytics que fornece inteligência de mercado, (leia também: Afinal o que é inteligência comercial?) que conseguem gerenciar o comercial auxiliando-o a atingir seus objetivos. Ou seja, além do vasto banco de dados corporativo que é fornecido de forma inteligente, a ferramenta da Inovall também conta com telas onde se pode gerenciar de forma ativa o time de vendas, controlando suas atividades e otimizando o processo de prospecção.
Então vamos falar um pouco mais como de fato o Prospecta ajuda a gerenciar o time de vendas de empresas. Dentro da ferramenta contamos com diversas telas que possuem várias funcionalidades e se integram a partir de algumas possibilidades de se colocar informações. Uma dessas telas é o chamado “Monitor de Prospecção”. Nele será possível acompanhar ativamente as atividades da equipe comercial.
Esse é o nosso Monitor de Prospecção, como falado anteriormente ele possibilita monitorar como está o time comercial em números. Vamos falar melhor sobre cada funcionalidade da tela:
- Favoritos: É um marcador que funciona como uma Tag colocada em empresas pelo(s) operante(s) da plataforma que entraram no radar, para que essa possa ser trabalhada pelo setor comercial.
- Negociação: Mostra as empresas que o time comercial já está com diálogo, ou seja, aquelas que poderão ser convertidas em clientes. Além disso, a tela possibilita ver que vendedor é responsável por qual empresa, e o desempenho diário, semanal, mensal, trimestral semestral, anual e geral na fase de negociação.
- Clientes: Com o nome autoexplicativo, são aquelas empresas marcadas como clientes da empresa. Mas o mais interessante dessa parte é ver a quantidade de organizações que viraram clientes nas periodicidades (diária, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual).
- Concorrentes: Essa é uma informação que vai depender do abastecimento desse marcador pelos vendedores. Sempre que se entrar em contato com uma empresa e ela informar que usa um produto do seu concorrente, ou de alguma outra forma se souber que a concorrência atua ali, poderá marcar aquela empresa como cliente de um concorrente. Assim, a plataforma permitirá que se monitore como está o movimento da concorrência, e até mesmo compara-lo com o seu crescimento.
- Pendentes: Foram aquelas empresas que por alguém motivo saíram do funil de vendas por um momento, mas poderão ser trabalhadas novamente no futuro.
- Conversações: A plataforma permite que se gerenciar o diálogo com cada uma das empresas que poderá virar um cliente, mostrando em que ponto está a conversa entre os vendedores e os possíveis clientes.
- Agendamentos: Além de tudo isso, o time comercial poderá marcar contatos com os Leads para cada um dos vendedores e esse agendamento poderá ser visto nessa tag.
Vale ressaltar que para todos esses componentes dentro da tela do Monitor de Prospecção se poderá acompanhar o movimento nas instâncias diária, semana, mensal, trimestral, semestral, anual e geral.