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O que é Market Share?

De forma simples o Market Share representa a fatia de mercado que uma empresa possui, ou seja, a participação de mercado da organização. Mas, para análises mais profundas uma empresa pode calcular seu Market Share em uma região específica, ou de um produto específico, podendo, assim, comparar sua performance entre seus próprios produtos, ou com a dos concorrentes. Desse modo, observa-se que esse é um conceito que tem sua base em uma batalha de mercado dividido pelas empresas do ramo, servindo para avaliar a “força” de uma no mercado e até como está a aceitação de sua marca e seus produtos.

Nesse contexto, o Market Share pode ser utilizado como um indicador interno e externo da empresa, podendo mensurar a participação dos seus produto no mercado constantemente. A partir desse indicador a empresa consegue traçar metas a serem atingidas de acordo com sua estratégia de crescimento e saber em que situação ela se encontra. Outra comparação importante que deve ser feita é a de crescimento da empresa com relação ao do setor. Se a empresa cresce menos que o setor, isso significa que ela está perdendo mercado.

Dessa forma, como falando em várias das nossas postagens, o Market Share é um dado que gera informações, mas sem uma análise delas de nada adiantará para a empresa, no sentido que não só se deve olhar para dentro, mas também procurar fazer benchmarking. Ou seja, esse indicador oferece um panorama amplo da situação atual da organização, indo além de apenas observar o crescimento dela no ano.

Saindo a frente da concorrência

Depois de utilizar o Market Share para saber qual sua importância no mercado e comparando-o com a concorrência deve-se procurar estratégias para melhor-lo. Considerando que esse indicador é muito volátil, é importante saber a variação dele e como está se comportando de acordo com a prática das estratégias da empresa. É nesse sentido que o Prospecta auxilia as empresas a acompanhar sua situação. Sabendo quais são seus clientes atuais a partir dos dados coletados no software integrado da organização conseguimos cruza-los com os dados atualizados sobre os clientes dessa área e calcular automaticamente o Market Share em cada região desejada.

Com esse indicador atualizado e estratégias de expansão, (para saber mais sobre expansão leia nossa matéria: Pense geograficamente ao traçar sua estratégia de expansão) a Inovall consegue ainda te ajudar a sair à frente dos concorrentes devido a atualização dos seus dados, que permite ver em tempo real o surgimento de novos mercados e novas empresas que poderão se tornar clientes mas seus concorrentes ainda não sabem que existe. Ou seja, a ferramenta te proporciona conhecimentos do setor e seu comportamento em tempo quase real, permitindo que sua estratégia tenha como base uma inteligência de mercado atualizada.

Geomarketing  e Market Share

Entender o público de cada região é essencial para saber onde investir e como vender seus produtos, e é nesse contexto que o Geomarketing tem ajudado a várias empresas a construírem cases de sucesso. Nesse sentido, o Prospecta consegue auxiliar não só no entendimento da situação da organização e seus clientes, mas também a saber seu Market Share atual e onde está seus prospects.

Assim, essa ferramenta de Geomarketing pode auxiliar as empresas a conhecer o mercado no qual estão inseridos, identificar quais as unidade de melhor performance e como os fatores geográfico influenciam nelas. Permitindo ainda mapear os oceanos ainda não explorados pelo ramo e quais os pontos para fazer investimento com maior chance de alavancagem.

 

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