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Imagine que você acaba de ser contratado por uma grande empresa para ser mais um dos 200 vendedores que eles tem como colaboradores. Após o processo de Onboard e treinamento, você tem se mostrado um colaborador diferenciado. Suas metas são sempre superadas com facilidade.

Entretanto, após um semestre, seus resultados já não são mais os mesmos.  Você começa a atingir as metas a cada dois meses. Você também tende a concentrar os seus fechamentos nos últimos 15 dias do mês, o que pode indicar que seu pipeline está sob o efeito sanfona de vendas.

Outro problema foi constatado, dessa vez na sua ligação. Ao ligar, você não está mais com o timming para fazer as perguntas mais importantes. Ao fim de tudo, você vai ter que enfrentar o aumento de propostas sem retorno e de desistências de compra próximos ao fechamento do negócio.

E agora? O mais fácil é achar que seu líder está “de marcação” com você. Por isso, não fazer nenhuma mudança real de atitude, e ser uma “eterna promessa” na empresa.

Entretanto, em vários casos, a atitude mais fácil não é a atitude correta. Então? Como reagir diante desses feedbacks?

É aqui que sua Coachability precisa se destacar! 

Mas, finalmente, o que é coachability? 

De forma simples, esse termo significa estar aberto a receber feedbacks, sejam positivos ou negativos, e estar disposto a aplicá-los. Essa é uma competência cada vez mais exigida pelas equipes de vendas.

Voltando para o nosso exemplo, o melhor a se fazer seria refletir sobre o que foi dito, aceitar o feedback e seguir os próximos passos sugeridos a fim de melhorar o desempenho.

Por que é tão importante?

Se pensarmos bem, a coachability se enquadra muito mais como soft skill do que hard skill. Ao contratar, por exemplo, é muito comum vermos empresas dando um peso maior para as soft skills, simplesmente porque é mais fácil treinar certo colaborador para desenvolver alguma atividade técnica que não saiba do que de aprimorar um soft skill(ainda que também seja possível adquiri-las e treiná-las).

Portanto, um vendedor que naturalmente tenha coachability ou que se esforce logo de cara para alcançá-la traz consigo um diferencial que fará brilhar os olhos do gestor.

Como praticar ou desenvolver minha coachability?

Agora que você consegue entender o que é e qual a importância da coachability, separamos algumas dicas práticas para quem quer praticar ou desenvolver essa compentência!

Agora vamos para as dicas!

Tenha humildade

Como primeiro passo, é essencial conhecermos a nós mesmos ao ponto de sabermos o que conseguimos fazer sozinhos ou não. E, ao reconhecer que não, termos humildade para fazer pedir ajuda para alguém que tem mais domínio naquela área. experiência. Da mesma forma, pessoa orgulhosa e confiante custa à admitir que não sabe de algo, não gosta de escutar críticas e mudanças de atitudes podem ser mais lentas e demoradas.

Seja mais aberto a feedbacks

Imagino que já tenha passado por alguma situação em que descobriu que certo insight que estudou já não funciona mais. Assim como algumas áreas profissionais, no mundo de vendas, você precisa estar sempre inteirado das novas descobertas. Ou seja, sempre existe uma nova informação que pode ser aplicada à sua realidade.

Então sempre busque feedbacks, estude, faça bons cursos. Não fique para trás.

Aplique mudanças rapidamente

Após estar aberto a ouvir feedback, é preciso agora aplicar essas indicações de forma ágil. Esse, sem dúvidas, é um dos pontos para se ter coachability. 

Além de mostrar empenho, consegue impactar rapidamente os resultados do seu pipeline.

Preste sempre atenção se realmente está aplicando as mudanças da melhor maneira e, com isso, seu crescimento como profissional é constante.

Seja proativo!

E por último, leia e vá atrás de suas próprias referências. Coachability está relacionada com proatividade. Esse é aquele diferencial que pode te destacar dos outros vendedores do seu time, gerando maiores chances de crescimento.

Conclusão

Obrigado por ficar até o fim deste artigo! Que bom que gostou! Estamos aqui para que tenha sucesso máximo no seu sonho com sua empresa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e não esqueça de ficar atento aos próximos artigos. Postamos toda quarta-feira.

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