Para ajudar a entender o quão ampla é a tecnologia de Big Data e o quanto ela pode ser útil para levar sua empresa a patamares muito altos, trouxemos alguns cases de sucessos de grandes empresas que utilizam dessa tecnologia para objetivos diferentes.
Nike
Com o objetivo de entender melhor seu público a Nike contratou uma empresa para desenvolver um software que pudesse ser usado pelos usuários de seus produtos e conseguissem informar diversas informações como: passos por dia, distância percorrida e até batimentos cardíacos. Além de ter uma interação com as redes sociais, a qual os usuários usam para divulgar suas informações com colegas, a própria Nike faz uso dessa tecnologia para captar essa gama de dados e entender melhor seu público, podendo assim, desenvolver produtos que atendam melhor as necessidades de seus clientes.
Dessa forma, a partir da tecnologia de Big Data a Nike conseguiu entender melhor seus clientes e aprimorar seus produtos, ainda proporcionando interações melhores para eles, que podem agora saber e até compartilhar informações nas suas redes sociais.
Danone
Com uma necessidade totalmente diferente, a Danone foi outra empresa que conseguiu se beneficiar com a tecnologia de Big Data. Precisando otimizar seu processo logístico de entrega de iogurtes muito perecíveis, a empresa fez uso da velocidade do tratamento de dados para cruzar informações de rotas, prazo de validade e tempo de entrega. Além disso, conseguiu utilizando dados históricos prever melhor suas demandas e obter insights com as informações de seus consumidores para prever tendências de mercado.
Grupo Pão de Açúcar
A empresa brasileira do ramo de varejo é outra consumidorada da tecnologia de Big Data Analytics. Utilizando seu banco de dados eles criaram um sistema de relacionamento com seus clientes, o Clube Extra, o qual é responsável por criar ofertas de acordo com os produtos favoritos de cada cliente. Assim, cruzando as informações das compras dos clientes em seu sistema e a frequência, eles conseguem tanto oferecer para seus clientes cupons personalizados quanto prever melhor sua demanda, melhorando sua logística e a gestão de estoque da organização.
Ou seja, a partir da tecnologia de Big Data o grupo do Pão de Açúcar criou uma ferramenta capaz de lhes auxiliar na gestão de estoque e fidelizar seus clientes oferecendo a eles vantagens personalizadas.
NBA
Como já citado em nossa matéria de “O que é Big Data”, a NBA é mais um dos usuários dessa tecnologia. Para melhorar a experiência do público nos jogos, a liga de basquete profissional dos Estados Unidos (NBA) entrega aos clientes totens com multimídia que fornecem em tempo real as estatísticas do jogo.
Com auxílio de sensores e câmeras nas quadras é possível captar diversos dados que quando cruzados da forma correta conseguem gerar informações estatísticas das possibilidades de cesta, posse de bola e diversas outras informações de curiosidade do público.
Starbucks
Por último, trazemos essa empresa conhecida mundialmente e famosa por seus cafés e bom atendimento. Mas muito além disso, a Starbucks é uma grande investidora em tecnologia e faz uso do Big Data Analytics para entender melhor seu mercado. Porém, diferentemente do uso da Nike, por exemplo, a gigante do café utiliza a tecnologia para fazer análises demográficas e poder guiar melhor seu plano de expansão.
A partir do cruzamento de dados a empresa gera informações valiosas de Georeferenciamento para entender o mercado de cada região e saber melhor onde deve localizar seus novos pontos de venda.