Big Data
Já falamos anteriormente sobre a tecnologia de Big Data e como ela funciona: O que é Big Data? . Porém, para contextualizar a matéria daremos uma breve explicação, novamente, sobre essa ferramenta.
Big Data trabalha com um grande volume de dados estruturados e não estruturados. Essa tecnologia conseguem minerar esse grande volume para que os dados possam ser analisados. Assim, pode-se dizer que essa ferramenta trabalha com processamento em alta velocidade que busca fazer correlações e gerar informações úteis.
Por isso, várias empresas têm utilizado dessa tecnologia para conseguir obter informações sobre a concorrência e as tendências de mercado para conseguirem enxergar novos caminhos que possam gerar vantagem competitiva. Normalmente essa tecnologia provem informações de previsão, do que pode acontecer, e as tendências ou comportamentos que estão se formando no mercado. Ou seja, as plataformas de Big Data Analytics trazem para o meio corporativo uma inteligência de mercado.
BI – Business Intelligence
Traduzindo para o português BI significa Inteligência de Negócio. Essa tecnologia também trabalha com dados e permite as empresas trabalharem com eles para melhorar suas decisões partindo de um melhor entendimento do seu negócio. Mas, primeira diferença é que o BI trabalha apenas com dados estruturados, ou seja, informações exatas.
Esses dados tratados normalmente são mostrados em dashboards por meio de tabelas, indicadores (KPIs) e relatórios, o que proporciona uma análise mais visual para melhorar o entendimento. Resumidamente, essa tecnologia transforma dados brutos em insights para o negócio da empresa.
Nesse contexto, o BI coleta informações da organização e sobre elas define hipóteses de cenários. Por exemplo, essa tecnologia é capaz de ver em que áreas de atuação a empresa esta com venda ruim, ou que departamento está com um desempenho baixo, e a partir disso permite tomar decisões como inserção de treinamento para as equipes.
Comparativo
Resumidamente o BI trás informações que refletem o passado, o que a empresa viveu as quais serão utilizados nas tomadas de decisão. Já o Big data trás o olhar para as novas possibilidades, quais os novos caminhos poderão ser traçados.
Porém, apesar das definições distintas essas duas tecnologias podem ser utilizadas em conjunto para melhorar a analise de dados das organizações.