Onde localizar meu negócio? Essa é uma pergunta feita por muitos empresários que querem abrir seu ponto físico ou expandir seu negócio para novos pontos comerciais. A definição da localização para abrir uma filial é muito importante para a visibilidade da organização. Por isso, têm vários passos que devem ser checados para se escolher o melhor lugar para atuar.
Vale ressaltar que a melhor localização varia de acordo com o tipo de negócio que é oferecido pela empresa e o perfil do seu público alvo. Desse modo, é muito importante primariamente conhecer muito bem esses dois. Sendo assim pode-se considerar os passos:
1. Entender Bem Seu Core Business E Seu Público Alvo
É primordial saber bem o que sua empresa oferece e para que tipo de público ela quer oferecer. Segmentando o público será possível saber onde ele está localizado e quais as suas prioridades. A partir daí, consegue-se começar a restringir uma região de acordo com a localização dos clientes e clientes em potencial. Outro ponto observado nessa etapa é o tráfego que passa em frente ao local, para que mais pessoas possam ver esse ponto e se interessar pelas soluções oferecidas. Nesse passo, o fator chave é a presença grande do seu público alvo no entorno de seu ponto, traduzindo nele a estratégia da sua empresa.
2. Definir Prioridade
Depois de entender bem seu público seguimos para entender as prioridades que queremos encontrar no local para atender melhor nosso público. Algumas dessas são: estacionamento, acesso por vias rápidas, em caso de restaurante saber se funciona apenas para delivery ou deve ter local para comer também, sala de espera, acessibilidade, segurança, e muitos outros itens que dependendo do público deveram ser tratados como prioridade.
Além disso, deve-se pensar em prioridades de acordo com o planejamento estratégico e os planos da empresa para os próximos anos. Sendo assim, deve-se pensar, por exemplo, em sobra de local para possíveis ampliações. Ademas, outro fator que algumas empresas levam como prioridade é a proximidade ou não de seus concorrentes (normalmente a proximidade é desejável em locais que são feitas compras por comparação, como os quiosques de uma praça de alimentação), ou seja, é interessante que se escolha uma área onde exista uma compatibilidade de negócios.
E por fim, outro quesito de extrema importância é a sua distância com relação a seus parceiros estratégicos. Por tanto, para os casos de empresas que precisam ficar mais perto de algum fornecedor, ou lojas parceiras isso também deve ser levado como prioridade na escolha da localização.
3. Coletar Dados do Mercado
Agora chega a parte de entender como está funcionando o mercado, onde de fato estão seus clientes, seus concorrentes e parceiros. E é nesse ponto que a maioria das empresas começam a gastar seus recursos para mapear cada uma das regiões que atendem as etapas anteriores.
Com as prioridades definidas a empresa passa a fazer visitas in loco para entender o entorno dos pontos comerciais imaginados. Estamos chamando isso de mapeamento da região. Que nada mais é do que ver na prática o acesso ao local, o fluxo de pessoas e principalmente qual é a vizinhança negocial do ponto, entendendo por isso: quais os concorrentes estão por perto, quais os possíveis parceiros da redondeza, que tipo de pessoa mora e frequenta naquela região (sexo, idade, renda). Ou seja, o real comportamento do seu possível entorno.
E é nesse ponto que o Prospecta consegue oferecer uma vantagem e uma melhor utilização dos recursos a partir da inteligência de mercado. Utilizando a tecnologia de Big Data Analytics conseguimos gerar informações sobre os mercados que podem ser muito úteis para sua tomada de decisão. Falamos um pouco sobre isso na matéria: Insights Para Seu Plano de Expansão, com um foco mais voltado para expansão de negócios, ou seja, abertura de novos pontos comerciais.
Assim, o software da Inovall permite que invés dos seus recursos irem em cada região e entenderem como ela se comporta, se consiga ver um mapeamento a partir do georreferenciamento de cada possível local, já previamente excluindo as regiões não atrativas quanto as prioridades definidas.
4. Decidir Opções Viáveis
Com as áreas possíveis já mapeadas será viável começar a eliminar aquelas que não fazem tanto sentido para o negócio e que não atendem as prioridades pré estabelecidas. Assim, começa-se a excluir várias áreas e ficar apenas com aquelas que realmente podem agregar valor ao negócio a partir da sua localização. Com as boas opções definidas podemos ir atras dos proprietários para saber as condições de compra ou aluguel e agora sim começar a fazer um estudo de viabilidade econômico-financeira de cada opção, estudando detalhadamente cada uma delas. Por isso é importante que se tenha apenas aquelas que forem realmente interessantes, pois o estudo mais a fundo de todas as opções é inviável.
5. Escolher O Local Definitivo
Por último, teremos a definição definitiva da melhor localização para atuar. Depois de realizar todos os passos listados acima de forma cautelosa, conseguimos ver qual a melhor opção que atende a mais prioridade e tem o melhor custo-benefício. É importante que as análises feitas sejam bem consistentes, pois uma vez escolhida a localização normalmente se permanecerá por um longo tempo e por isso chamamos de local definitivo.
Mas, Afinal, Como O Big Data Pode Te Auxiliar Nessa Decisão?
Conferiu todos os passos que listamos para te auxiliar na escolha da localização? Esperamos que sim e que tenha sido útil para te ajudar nessa decisão importante. Muitos são os métodos para se escolher a localização, e a efetividade dele vai depender muito do tipo de negócio que se deseja abrir.
Há ferramentas que conseguem contribuir positivamente nesse processo de escolha. E o Big Data Analytics é uma delas. Softwares como o Prospecta, como já falado, conseguem ter um amplo banco de dados de onde é possível extrair vários insights para a tomada de decisão. Por exemplo: localização de possíveis novos entrantes (registrados mas ainda não em funcionamento), clientes e Prospects, parceiros, fornecedores e até o acesso por vias a partir de mapas e Georreferenciamento.