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Como Se Beneficiar Com o Geomarketing?

O Geomarketing é uma ferramenta que possibilita saber onde se localizam seus clientes, fornecedores e concorrentes e como eles se distribuem em sua área de atuação. Como já falado anteriormente na matéria de: O que é Geomarketing?. A análise de variáveis em âmbito geográfico permite que se entenda melhor como o mercado se organiza e quais seus pontos chaves em um determinado raio de atuação, ou seja, ela permite que se adquira uma inteligência mercadológica que poderá aumentar suas vendas.

Desse modo, o ponto chave do Geomarketing é a possibilidade de se ter informações para a tomada de decisões apoiadas na variável espacial. Com isso, essa ferramenta permite, também, fazer uma análise da sua situação atual, qual sua real área de atuação, market share e sua posição com relação a concorrência.

Além disso, muitos dos softwares utilizados em empresas para essa tecnologia permite que os analistas tenham visões macros nos mapas com um entendimento bem visual e dinâmico, podendo auxiliar no planejamento de cenários e possíveis novas áreas de atuação. Outro forte benefício muito utilizado no meio empresarial é a segmentação dos clientes de acordo com suas regiões, a partir do qual  se  estuda as necessidades de cada um dos públicos para arquitetar campanhas voltadas para cada um deles.

Dentro desse contexto, o Prospecta consegue juntar os dados da sua plataforma para criar informações úteis no Geomarketing da organização, ajudando-o a entender melhor seu público, quais as novas possíveis empresas parceiras estão abrindo no mercado, e a porcentagem de atuação em cada área, juntamente com seu público e número de clientes. Desse modo, a ferramenta se faz útil para os diversos setores da economia, seja no âmbito público ou privado, todos podem minimizar seus riscos em investimentos com a ajuda de informações úteis e certeiras na tomada de decisão.

Assim, de uma maneira macro o grande benefício dessa ferramenta tecnológica é de informar a localização de várias variáveis de interesse e a partir dai juntamente com outros dados do banco se criar informações úteis nos investimentos da empresa, criando relação e até padrões entre o localização e o comportamento esperado do cliente, concorrência e fornecedores. De tal forma que se torne possível melhorar o entendimento do comportamento do mercado e do relacionamento com os stakeholders.

 

Vantagens do Geomarketing

Várias são as vantagens do uso dessa ferramenta, mas algumas mais utilizadas são as listadas abaixo:

Mapear seu público – > O Prospecta consegue se acoplar ao software integrado utilizado pela empresa, de tal forma que ele cruza os clientes já existentes com os outros existentes no mercado e trás informações em tempo real do market share, possíveis novos clientes (prospects) e a relação de clientes por área;

Definição de áreas de influência -> Além de mostrar qual a situação atual da empresa, essa ferramenta consegue mostrar os novos prospects que estão surgindo e onde eles se localizam;

Seleção de mix de produtos por loja/ponto de venda -> Sabendo os clientes de cada região e o perfil deles, pode-se estipular mix com alguns itens diferentes de acordo com a necessidade de cada público alvo;

Localização das campanhas publicitárias nas mídias sociais -> Sabendo onde está a maioria dos clientes ou dos prospects pode-se ter mais precisão da área onde se deve impulsionar as publicações digitais.

 

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