Dentro da Gestão de territórios, a expansão dos negócios podem acontecer de diversas formas diferentes. Algumas delas serão listadas abaixo:
- Nova unidade;
- Novo ponto de venda;
- Novos produtos ou serviços;
- Novo mercado alvo a ser trabalhado.
Porém, independente do tipo escolhido é muito importante que se tenha uma estratégia de expansão bem estruturada por trás. E além disso, que se tenha um alinhamento do planejamento da expansão com a estratégia geral da empresa. Ou seja, dependendo qual seja a visão que a empresa busca, a estratégia de expansão irá auxilia-la nos objetivos pretendidos.
Já falamos um pouco sobre o assunto em: Insights para seu plano de expansão.
Na prática para se encarar de fato a expansão do negócio é muito importante um bom conhecimento de onde se deseja chegar.
Esse “onde” pode ser o atingimento de um novo público alvo, ou uma nova cidade, um novo bairro ou até um novo patamar de negócios. Na verdade, o “onde” estará atrelado ao tipo de expansão que se deseja fazer. Porém, a pergunta a ser feita é: Você conhece “onde” quer chegar?
Para conhecer esse “onde” muitas empresas investem nas pesquisas de mercado e mapeamento de territórios. Esses são duas solicitações de serviço que estão muito ligadas ao processo de expansão.
Mas, como já falamos em várias matérias anteriores, as pesquisas de mercado costumam requisitar um grande número de recursos e além disso, ela só consegue entregar um resultado estático, ou seja, uma espécie de fotografia daquele momento de quando ela foi feita.
Apesar disso, percebendo o mercado dinâmico e com o objetivo de facilitar a vida das organizações, várias tecnologias foram surgindo para tentar entregar resultados similares a uma pesquisa de mercado.
Assim, hoje em dia na prática já se pode contar com tecnologias que conseguem fornecer uma inteligência de mercado dinâmica.
Leia também: O que é Inteligência de Mercado.
E essas tecnologias ajudam as empresas a entenderem onde desejam estar. Então, para poderem ter um entendimento do seu novo público alvo, onde ele está, como se comporta e que necessidades apresentam. Ou entender o novo local onde se deseja atuar: como os concorrentes se apresentam nele, que públicos tem mais acesso a esse local, e muitas outras variáveis úteis no processo.
De tal forma que, com um bom entendimento do cenário que se deseja atingir se poderá ter um alinhamento da estratégia com a prática.