Quem nos acompanha sabe que os dados são o novo petróleo. Porém, o uso correto e bem organizado de dados simplifica e facilita o trabalho do time comercial. Uma segmentação precisa e personalizada. Tudo isso sob o auxílio da tecnologia do Big Data Analytics. Na prática, estas ferramentas facilitam muito na elaboração de uma pesquisa de segmentação de mercado, que pode ser feita com grande precisão e agilidade.
Já que este tipo de sistema coleta, organiza e analisa dados estratégicos . E assim, permite o acesso ágil e simples a informações internas e externas, de bases atualizadas. Assim, a empresa que usa um sistema de Big Data intuitivo consegue cruzar informações e interpretá-las com facilidade.
Assim, listamos 4 pontos em que a tecnologia do Big Data Analytics otimiza a pesquisa de segmentação de mercado:
1 – Além de informações internas
A segmentação de mercado serve para a empresa estudar sua carteira de clientes e agrupá-la por alguma característica ou objetivo. Por exemplo, porte de cliente, setor ou tipo de produto consumido. Esta análise é realizada com informações internas, previamente levantadas pelos times de marketing e vendas.
As ferramentas de Big Data, tornam viável analisar grandes volumes de dados confiáveis e atualizados. Com isso, pode-se acrescentar mais variáveis a segmentação e dividir os perfis em nichos ainda não explorados.
Uma ação mais direcionada tem maior conversão, concorda? Sendo assim, ao incluir estas novas variáveis em suas análises, irá encontrar mais semelhanças que a ajudem a entender melhor cada perfil. E, desta forma,criar ações bem direcionadas para cada tipo de público.
2 – Imagine ter o perfil da carteira de clientes em segundos
A agilidade e segurança em analisar as informações levantadas é possível através da tecnologia do Big Data Analytics.Em segundos seja definido o perfil da carteira de clientes. Além disso, em alguns cliques, este tipo de ferramenta agrupa os dados estratégicos fornecidos pela empresa e pode fazer o cruzamento com dados do mercado, ou sociodemográficos, para moldar macro e micro cenários de consumo, além de monitorar a concorrência. Levando para outro nível a análise. Entenda melhor na prática no próximo tópico.
3 – Cada negócio com sua variável
É preciso fazer mais do que estabelecer variáveis. O Big Data permitem que a empresa defina filtros de busca que irá utilizar para criar os nichos desejados. Buscar empresa que estão abertas a mais de 3 anos ou que tenha mais de 20 funcionários, por exemplo.
4 – Visão Macro do mercado
Através de ferramentas de Big Data é possível saber qual é a participação de mercado que uma empresa possui. Após definido o perfil e estabelecer os nichos de atuação. Entender onde a empresa atua e onde pode crescer , onde tem maior potencial de expansão e decidir com segurança.
Deste modo, cruzando dados e conhecendo os mercados com maior potencial de crescimento. Saber como são, onde estão e quem são os seus clientes. Além de localização, o volume estimada para fazer comparativos com outras regiões.
Esses são recursos que possibilitam uma tomada de decisão mais segura, além de mitigar alguns riscos de expansão. Aprimorando ou alterando a estratégia de vendas..
Na Inovall, ajudamos nossos clientes a otimizar a força de vendas. A tecnologia inclui dados extremamente atualizados, com toda a informação empresarial do país além de uma plataforma que cruza informações com agilidade e cria filtros específicos e automatizados que permitem visualizar com mais clareza os cenários de atuação dos nossos clientes. FIcou curioso? Para saber mais sobre segmentação de clientes, acompanhe as atualizações do nosso blog