Já ouviu falar em ROI? Tenho a plena convicção que sim. Hoje é comum muitas indústrias busquem o ROI de cada investimento utilizado. Pensando nisso, o post dessa semana irá abordar a inteligência comercial associada ao geomarketing pode impactar o setor industrial.
Lembra do ICP? Primeiro, é fundamental a sua empresa encontrar quem faz parte do seu público-alvo. Através disso, será capaz de elaborar ações, definir as abordagens comerciais e delimitar a sua abrangência de forma eficiente.
A ideia de segmentar esses dados está se tornando cada vez mais eficiente. Que tal alcançar esses resultados do teu time vendas? Gostou da ideia? Então, confira o post a seguir!
Qual é a relação entre ICP e o geomarketing?
Quem quer vender para todo mundo, não vende pra ninguém. Concorda? A definição do ICP trata justamente disso, segmentar o mercado baseado no seu perfil de cliente que mais converte. Destacamos três exemplos de segmentação que influenciam diretamente no desenvolvimento do planejamento da força de venda de uma indústria. Abaixo, confira essas definições em diferentes tópicos.
Sociodemográfica
É a segmentação mais utilizadas pelas empresas de qualquer setor. Muito por talvez por se tratar de dividir o seu público-alvo de forma rápida. A diferenciação ocorre de acordo com algumas variáveis, como faixa etária, renda, nível de instrução e potencial de consumo. Na indústria, essa divisão é feita para identificar os melhores PDVs com potenciais consumidores em volta.
Está segmentação é utilizada por inúmeras empresas para prospectar regiões com os perfis corretos de pessoas dispostas a adquirir os seus produtos. Gerindo da melhor forma o mix de produtos em realação ao cliente analisado.
Por região
Um pouco mais limitado do que o conceito sociodemográfico, a segmentação por região leva em consideração a região urbana, bairro e quadras e ruas que fazem parte da vida desse cliente. Sendo assim, a segmentação é realizada de acordo com a ”localização” em torno dos pontos de venda. Tendo em vista apenas os aspectos geográficos.
Na prática, se uma indústria necessita saber se um determinado bairro ou até mesmo um quarteirão conta com estabelecimentos com pontencial de venda . Além disso, se há oportunidades na rota aos quais o time de vendas aborda no dia a dia, conhecendo a região como uma área que concentre comércios e serviços potenciais para a venda dos produtos.
Além de que plataformas que utilizam o Big Data, é possível tomar decisões com segurança em relação para aonde expandir ou deslocar com mais força a equipe comercial.
Comportamental
A terceira dica de segmentação desse post é responsável por dividir os consumidores de acordo com os seus comportamentos, renda, estilos de vida e padrões de decisão, essa segmentação permite a construção de um perfil do público-alvo.
Uma das principais vantagens dessa segmentação de mercado, de acordo com o comportamento de cada indivíduo, é que ela estuda as ações das pessoas, sem diferenciá-las por suas características.