Caro leitor, já falamos por aqui sobre o que é Big Data. E como os dados estão sendo cotados como um dos “bens” mais preciosos atualmente.
Hoje iremos abordar de forma mais prática como o Big Data irá auxilia-lo na segmentação de cliente. Já sabemos que definir o cliente ideal é primordial para otimizar suas taxas de conversão. Seja incisivo!
Sendo assim, quanto mais informação a respeito do seu mercado melhor, certo? Calma, responderemos em breve.
Desta forma, estudos recentes revelam que o volume de dados no mundo dobra a cada dois anos. Ou seja, já estamos mergulhados em muita informação. Porém, pode ser algo positivo quanto negativo. No mundo das vendas, o Big Data tem informação para potencializar relacionamento empresa-cliente com eficiência e eficácia.
Por exemplo, com nossa plataforma, o Prospecta, é possivel criar análises permitem que gestores visualizem os dados disponíveis nas redes de forma clara. Assim, por meio de fatores como o perfil de consumidor ou oportunidades sazonais, sua empresa pode tomar decisões melhores e lucrar mais.
Como segmentar clientes mais rápido e melhor
O primeiro passo é saber o que e onde olhar. De grosso modo, no meio corporativo há uma imensa variedade de dados, seja em sua base interna, gerados pelos processos de inbound. Informações sobre o mercado, disponíveis em diferentes bancos externos de informação, unem-se a este grande mar de informação sobre os públicos e setores de interesse do seu negócio, que irão servir de insumo para a segmentação do teu mercado.
Não é nenhuma novidade a estratégia de segmentação, diferenciar prospects e mercados de acordo com o perfil ideal de cliente. Porém, com a inserção do Big Data Analystic no meio corporativo, é possível com a tecnologia ter maior precisão. E não só, mas também alcançar a previsibilidade com velocidade e escalabilidade.
Como segmentar clientes com a ajuda do Prospecta? Utilizando de forma conjunta dados internos da empresa com grandes volumes de informações de mercado, traçando um panorama mais amplo para definir uma estratégia de marketing e colocá-la em prática junto ao time de vendas. O Prospecta possibilita que seja definido um perfil ideal de cliente a ser atingido – clientes que tenham perfil semelhante ao de clientas da sua base que estão satisfeitas com a tua solução.
Olhe para dentro, autoconhecimento do seu negócio é fundamental.Entender o seu cliente atual é o primeiro passo para conseguir novos clientes com este mesmo perfil! Os consumidores podem ser agrupados conforme hábitos de consumo, desejos, comportamentos, e até em que regiões há mais probabilidade de encontrá-los. Além disso, os dados sobre os prospects, amplia a análise.
Ser incisivo e interagir apenas com pessoas ou empresas que já tenham um possível interesse no seu produto/serviço, estejam mais maduras para o fechamento da compra e possuam características semelhantes a de sua base de clientes atual, indicando uma alta probabilidade de conversão. Diminue tempo de prospecção, esforço de nutrição do lead. Além de otimizar a jornada de compra da tua empresa.
Big Data Analytics poderá auxilia-lo
Na prática, o Prospecta, nossa plataforma de Big Data Analytic e Georreferenciamento, otimiza o acesso a informações internas e externas, facilitando o seu negócio a visualizar seu mercado, auxiliando você a interpretar informações para que gerem valor e relevância na gestão do negócio. Informação é poder, mas precisa está organizada!
Podemos destacar algumas vantagens importantes com o seu uso. Entre elas:
- Analisar com precisão os dados coletados – é possível combinar diversas informações levantadas junto à base interna com outras fontes externas para estabelecer pontos em comum. E assim, utiliza-los para a estratégia de marketing e vendas;
- Identificar padrões e comportamentos de compra – Vamos bater novamente na tecla do perfil ideal de cliente. Quando definido a empresa consegue trabalhar de forma segmentada em todo o processo e tirar os melhores resultados; pode-se levantar as características do público-alvo, como comportamento, tamanho, localização, faixa etária e poder aquisitivo.
- Gestão da carteira de clientes – Possibilita a empresa separar clientes por tipo de público (B2C de B2B), por faturamento, localização, mercados que atuam entre outros. Este filtro aumenta o foco nas ações.Desta forma, o gestor se antecipa sua tomada de decisão e poderá chegar às áreas e nichos comerciais ainda não explorados.
- Informações sempre atualizadas – Nossa base apresenta dados extremamente atualizados. Tanto para novos oportunidades como para atualização de empresas já existentes na base. Antecipe a concorrência!