O Que É Inteligência Comercial?
A inteligência comercial é um artifício que faz uso de estratégias voltadas para a área de vendas da empresa visando melhorar esse processo para que a empresa possa crescer. Com isso, a utilização da inteligência comercial pode gerar uma vantagem competitiva para as organizações.
Mas como funciona na prática?
A estratégia da inteligência comercial está na análise de dados que gerem informações importantes para a empresa. Os insights gerados a partir das análises possibilitará entender melhor seu mercado, clientes e concorrentes, podendo assim melhorar sua forma de “atacar” o mercado.
E que informações seriam essas?
As informações serão todas aquelas que se relacionariam com o negócio, devendo, prioritariamente, utilizar-se de dados externos e internos afim de gerar uma maior consistência na análise. A partir dessas informações é interessante que se possa tirar algumas conclusões básicas que farão melhorar seu entendimento sobre seu próprio negócio e auxiliar na tomada de novos rumos.
Análise dos concorrentes e oportunidades
A exploração das informações deve permitir acompanhar de perto a situação da concorrência, observando seu crescimento e métodos de prospecção. Além de ajudar na identificação de oportunidades que devem surgir a partir da antecipação das tendências de mercado.
Dados podem auxiliar na antecipação de comportamentos dos consumidores, o que facilitará para a organização o aproveitamento de oportunidades agindo diretamente nas necessidades que os clientes mostrarem. Assim, ela poderá saber onde alocar mais recursos de forma otimizada e evitar, também, o desperdício dele.
Inteligência comercial e Big Data
A inteligência comercial auxilia na tomada de decisão com relação a que “norte” a empresa deve tomar. E esse discernimento vem a partir de uma estratégica análise de dados que se cruzam formando informações valiosas sobre os cenários e tendências do mercado. Informações essas que conseguem otimizar o plano de vendas da empresa.
Nesse contexto, uma plataforma com dados é a matéria-prima principal para o processo de construção de inteligência. Nesse âmbito tecnologias de Big Data Analytics, como o Prospecta, poderá ajudar ao meio corporativo a cruzar e tratar dados gerando vantagem competitiva para seu negócio.