O que é Geomarketing?
O Geomarketing pode ser considerado como uma técnica de marketing que possibilita a visualização e análise de dados em mapas. Esses mapas devem conter informações que sejam relevantes para cada empresa, levando em consideração a teoria que diz que para otimizar seu marketing deve-se saber a localização de seus clientes e prospects.
Nesse contexto, com as informações necessária a partir dos cruzamentos de dados é possível que se obtenha a localização dos seus prospects, o tamanho do seu marketshare em cada região, e até mesmo onde a concorrência está atuando. Isso permite que se tracem estratégias mais assertivas com a redução dos riscos para uma melhor expansão e consolidação no mercado.
Desse modo, a ferramenta de Geomarketing que também é conhecida como georreferenciamento pode facilitar a ligação entre a organização e seus possíveis clientes facilitando o trabalho do comercial e reduzindo o tempo de respostas. Na prática o Geomarketing permite que se saiba qual a melhor região atuar, quais os novos entrantes no mercado e até mesmo auxiliar na antecipação frente o avanço de concorrentes.
Assim, com a análise em mapas o marketing da empresa é facilitado atrás da análise de informações que permitem entender diversos aspectos dos mercados e como ele vem se comportando em tempo real, facilitando na prospecção de clientes e entendendo melhor sobre quais os melhores pontos de localização para se atuar.
Aplicações
Exemplos de aplicações do Geomarketing, mas ressaltando que não se limita a isso:
– Escolha do ponto comercial
– Identificar prospects
– Definição de mix de produtos em cada loja
Geomarketing e Big Data
Pode-se dizer que para se colocar em prática a ferramenta de Geomarketing precisa-se de dados, pois sem eles não terá informações para serem analisadas. Assim, para se obter essa inteligência sobre localização nada melhor do que junta-la com a tecnologia de Big Data para otimizar o plano de marketing das empresas. Visando isso, empresas como a Inovall oferecem softwares inteligentes que cruzam essas duas ferramentas e permite entregar ao cliente a chave para alcançar o sucesso em seus negócios.
Utilizando os dados sobre a localização dos clientes e prospects como matéria prima no Prospecta, é possível obter informações de georreferenciamento sobre as quais a organização pode desenvolver suas campanhas e planos de acordo com o público alvo de cada região, ou traçar qual a melhor nova localização de um ponto de vendas.