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O que é Big Data?

Levando ao “pé da letra” Big Data pode ser descrito com um grande e amplo volume de dados. Atualmente gera-se um número muito grande de informações, majoritariamente públicas, com as tecnologias como smartphones, tvs e até mesmo redes sociais. Dessa forma, em um mundo globalizado onde a concorrência entre as empresas tende a aumentar cada vez mais, podemos considerar que informações analisadas da maneira correta podem ser de grande utilidade podendo gerar, até mesmo, uma vantagem competitiva.

Porém, esse alto volume cria a necessidade de ferramentas que possam tratar esses dados e os transformar em informações úteis que possam ser analisadas e aproveitadas auxiliando em tomadas de decisões.

Nesse contexto, tem-se um dos desdobramentos dessa tecnologia que é conhecida como “Big Data Analytics”. Esse termo se refere aos programas criados que conseguem minerar e segmentar essa gama de dados gerando informações úteis para as empresas. Com as informações em mãos, as organizações passam para o processo de análise que as ajudam a entender melhor o funcionamento em tempo real do mercado no qual está inserida. Auxiliando até mesmo questões mais específicas, como respostas à uma estratégia de marketing, dimensionamento de rotas ou melhor lugar para abrir um ponto comercial.

Desse modo, a tecnologia de Big Data proporciona às empresas oportunidades de melhorar sua performance com menor custo e maior agregação de valor, extraindo insights de sua plataforma de informações. É importante também que sua base de dados tenha uma qualidade boa para que atenda às suas necessidade. A análise desses dados costuma ser feito cruzando as informações geradas a partir das diversas fontes de dados de uma forma que se consiga gerar a informação necessária para uma determinada tomada de decisão. Esse cruzamento permite que se monitore e entenda as tendências de mercado, bem como o comportamento de seus cliente, se posicionando a frente da concorrência.

Os V’s do Big Data

Volume – Refere-se a quantidade de dados, que como falado anteriormente, é bem vasta.

Velocidade – Esse V se refere a agilidade que se deve ter no tratamento dos dados, considerando sua obtenção, atualização e segmentação. O desafio da tecnologia é que se tenha as informações sempre atualizadas em tempo quase que real para melhorar, de fato, a efetividade das tomadas de decisão.

Veracidade – Está relacionada a confiabilidade dos dados e suas respectivas informações. Para isso, o tratamento deve tentar garantir a maior consistência possível dos dados.

Variedade – Além do grande volume é importante que haja uma alta diversidade nos dados. Normalmente isso se obtém coletando dados em diferentes bases e tendo dados estruturados e não estruturados.

Valor – O “x” da questão é a utilidade dos dados para seus usuários, então, de nada adianta fornecer um alto volume sem que as informações geradas sejam úteis, por isso, o Big Data deve oferecer para seus consumidores um alto valor atrelado a utilidade e a qualidade das informações.

Quem Utiliza?

         Atualmente a maioria das empresas que fazem uso da tecnologia do Big Data são as gigantes do mercado como o Facebook, IBM e Google. Além dessas multinacionais ela é utilizada por algumas entidades governamentais e ligas esportivas como a NBA. A grande oportunidade, então, é sair na frente das concorrência e começar a utilizar o Big Data para auxiliar na tomada de decisão da sua empresa.

Essa tecnologia é super ampla e pode atuar nos diversos segmentos do mercado com abordagens diferentes, por tanto, a empresa pode fazer uso dessa tecnologia para avançar em mais de uma frente a partir da análise de informações de uma forma otimizada. Exemplos dessas frentes são: prospectar novos clientes ou mercados, entender as expectativas dos clientes, saber onde deve instalar a nova fabrica, saber qual a área de atuação do seu concorrente e muitas outras.

Como Utilizamos?

Nossa abordagem é a utilização do Big Data para auxiliar na prospecção de clientes. Para isso a Inovall oferece um grande banco de dados que poderá ser analisado na ferramenta Prospecta oferecida pela empresa. O software desenvolvido cruza dados de acordo com as necessidades dos cliente para que se possa ter o entendimento do mercado em tempo real.

Desse modo, auxiliamos na tomada de decisão com o auxilio de um Geomarketing podendo entender em um curto período de tempo quais os melhores lugares para novos pontos de vendas e até mesmo onde estão os possíveis novos cliente do negócio. Com isso, conseguimos gerar um diferencial competitivo a partir dos insights das informações e aumentar a  capacidade de gerar valor no negócio.

 

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