Máquina de vendas? já ouviu falar?
Não importa o seu negocio, caro leitor. Sei que é difícil encontrar alguém que não deseje melhorar seus negócios, aumentar suas vendas e diminuir os custos, não é verdade?
Principalmente, se numa conjuntura onde navegamos em um oceano com grande concorrência e empoderamento do consumidor, algumas empresas acabam entrando numa especie de “leilão” de preços e, consequentemente, prejudicando seu desempenho comercial.
Fazer uma empresa crescer não é uma tarefa simples. Tracionar e escalar uma empresa vai fazer que todos os envolvidos no negócio estejam comprometidos e um esforço em conjunto das áreas de produção, marketing, comercial, logística e fornecedores. Quer ir rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Vá acompanhado. Lembra?
É preciso ter um time alinhado. Mesmo que, por vezes, o seu produto se venda sozinho, podem surgir clientes com dúvida antes de fechar o negócio. Então, quando falamos em máquina de vendas, não é deixar o processo todo automático. Mas, alinhado! Na Inovall, estruturamos o processo comercial para que o time envolvido nas vendas saiba tão bem o que fazer para que o processo seja automático aqui dentro.
Vamos deixar de conversa! Segue as 4 dicas fundamentais para ter uma máquina de vendas :
1. Conheça o público-alvo
A eficácia na venda depende do quanto a empresa compreende qual é o perfil do público-alvo. Definir qual tipo de consumidor você deseja atingir e entender as motivações de compra. Falamos aqui no blog sobre o perfil de cliente ideal, já leu? Confere lá: https://blog.inovall.com.br/o-cliente-ideal-otimize-sua-prospeccao/
Dessa forma, você poderá elaborar estratégias eficazes e aplicá-las. Toque na “ferida” e mostre porque utilizar o seu produto!
2.Transforme seus prospects em leads!
Você precisa alimentar o topo do seu funil de vendas todos os dias para que o motor não pare e a máquina de vendas continue funcionando. É justamente a geração de leads que torna possível todo o processo comercial.Plataformas como o Prospecta, auxiliam ao seu time de SDR ou Pre – sales, a identificarem quem são e onde estão as melhores oportunidades.
3. Tire o melhor da equipe
Se você quer montar uma máquina de vendas, irá precisar de pessoas. Então, aproveite ao máximo as habilidades de cada integrante do time. Sei que não é fácil, mas tenha em mente que cada profissional tem um desempenho melhor em determinada etapa do processo de vendas, então você precisa saber reconhecer isso.
Sendo assim, é fundamental que você, leitor, mantenha um olhar bem estratégico também sobre a equipe para organizar o time da melhor forma possível.
4. Invista em treinamento do time
Não esqueça de investir na capacitação da sua equipe de vendas. Eles estão na ponta, contato direto com o mercado. Eles são a imagem da sua empresa, pense nisso.
Os treinamentos é uma forma de alinhar esses fatores, além de gerar inteligência comercial, pois, refletindo sobre os desafios de vendas e fazendo com que todos conheçam os produtos, serviços, questionamentos e preferências dos clientes tornaram uma venda mais eficiente.
Não existe nenhum caminho fácil a ser seguido. Não busque por receitas prontas, atalhos e balas de prata para fazer, pois, mesmo as grandes empresas que hoje vendem milhões passaram pelo desafio de construir suas máquinas de vendas.